Beleza e Saúde

Cada vez mais, o belo tornou-se objeto de desejo, e a saúde uma conquista constante.
Confira as novidades

Fique por dentro das novidades

ACNE - Mitos e verdades


Desmistificando a Acne

A acne, vulgarmente chamada de espinha, acomete homens e mulheres de todas as idades, até mesmo em pacientes que já passaram dos dezoito anos.

A acne (cravos, espinhas, grãos de millium, etc.) é causada por associações de situações, por exemplo, fatores genéticos, variação hormonal e também por infecção causada por bactérias da pele (propionibacterium acnes e propionibacterium ovales), e a associação dessas variáveis determinam a gravidade e os graus da doença.

O surgimento das espinhas está diretamente ligado ao funcionamento das glândulas sebáceas, que se encontram no tecido dérmico da pele; o estresse pode ocasionar o surgimento delas, pois estudos mostram que o estresse ou abalos emocionais fortes e duradouros, podem estar relacionados com variações hormonais, aumentando na circulação hormônios masculinos, responsáveis pela atividade das glândulas sebáceas;  por isso que encontramos pessoas que podem ter acne, em alguma fase da vida para lá da adolescência! Motivo esse explicado pelo exposto acima.

Ainda não existem estudos comprobatórios o suficiente para acusar certos alimentos como vilões, mas na prática percebemos que a melhora da ingesta de alimentos ricos em fibras e vitaminas, ajudam no bom funcionamento do intestino; e já alguns artigos salientam a associação de probióticos na dieta para um bom resultado na melhora da acne. Para isso, existem os nutracêuticos in nutri, os quais eu aconselho os meus pacientes se familiarizarem com esta questão e também os alimentos com lactobacilos vivos que encontramos facilmente em supermercados e casas especializadas.

Observamos pelo menos, quatro diagnósticos de graus de acne: 

 Grau I- A pele fica com muitos cravos, empipocada, parecendo que as glândulas estão tamponadas com uma “rolha” e entupidas, pois as células mortas obstruem os poros e a gordura das glândulas, também chamada de sebo, não consegue sair, havendo uma obstrução em forma de “carocinhos ou empipocamentos”, a grosso modo exemplificando para você entender.

 Grau IIJá aí se encontra além dos cravos “empipocados” pontos avermelhados iniciando um processo inflamatório.

 Grau IIINesse caso, essa inflamação decorrente do contato do sebo com as bactérias patogênicas da pele (propionibacterium acne) tem a sua ação intensificada, a pele fica mais avermelhada, (espinhas internas) doloridas, e com começo de erupções pustulosas, ou seja, aquelas espinhas amarelas e em volta meio avermelhadas, pode atingir o peito, dorso das costas também.

 Grau IVSituação mais grave desse problema, pois a pele fica com os cravos, os cravos inflamados (pápulas) e ainda com as espinhas (pústulas), e muitas vezes existem conglomerados de espinhas formando verdadeiros túneis de células inflamadas dentro da pele (cistos e abcessos). Exige prescrição medicamentosa e cuidados dermatológicos.

Mitos

Existem alguns mitos em função ao aparecimento de acne: cor  da pele por exemplo, não tem nada a ver  a cor da pele com a acne, embora as peles mais morenas costumam apresentar mais marcas e cicatrizes, mas provavelmente, é por excesso de manipulação errada e escoriações pelo próprio paciente, a melanina presente em maior quantidade em pessoas morenas, deixará a pele mais marcada, dando a falsa impressão que as peles claras tem menos espinhas; dizem também, que as mulheres são acometidas mais pelas espinhas do que os homens, mas na verdade isso é uma inverdade, uma vez que é justamente a alteração do hormônio masculino (testosterona) na circulação que estimula o excesso de produção de gordura pelas glândulas sebáceas, portanto não faz sentido! As glândulas sebáceas, que controlam a oleosidade da pele, funcionam diretamente associadas a quantidade de testosterona, hormônio masculino, que também existe no corpo das mulheres, porém em menor quantidade.

 Se ocorrer redução ou desiquilíbrio dos hormônios femininos, a testosterona passa a ter uma ação maior e evidente, ocorrerá uma exacerbação na atividade glandular, produzindo maior quantidade de sebo ou gordura, comprometendo o surgimento das espinhas na mulher. São, comumente, quadros que acometem mulheres com ovário policístico e hiperandrogenismo.

Tratamentos

Diante de um quadro de acne, quer leve a mais grave, é importante a consulta com a dermatologista da clínica Phenix, Dra. Nilma Vidotto.

Existem remédios de uso tópico e associações medicamentosas para resolver o problema da acne; os quadros de acne até o terceiro grau podem ser tratados com ácidos e antibióticos por prescrição médica e associação com limpeza de pele aqui na clínica Phenix, com a Dra. Mara Nelma Vidotto.

Se o quadro não tiver uma melhora acentuada se faz necessário o uso da medicação.

Há muitas dúvidas a respeito do remédio isotretinoína ou Roacutan, que ajudam a atrofia das glândulas sebáceas.

Em primeiro lugar a prescrição é médica e a fórmula é forte, e só deve ser ingerida mediante prescrição médica, exames como hemograma, função do fígado, triglicérides, colesterol e outros devem ser previamente realizados e repetidos a cada 2 meses, e o tratamento pode se prorrogar além um semestre, dependendo da dose diária prescrita pela médica; em segundo lugar  podem haver efeito colaterais, como alteração de humor, no sono, depressão, ressecamento da pele, e outros, daí a importância do acompanhamento médico. A recidiva pode ocorrer, por isso o contato coma Dra. Nilma Vidotto deve ser mantido até a solução total do problema. O laser de jato de luz pulsada pode ser indicado como alternativa para a melhora da pele para aqueles pacientes que apresentam algum tipo de restrição à isotretinoína ou ainda para mulheres que pretendem engravidar, e também para graus de menor implicações.Roacutan.   

By Mara Vidotto

 

Contato Clínica Phenix

Entre em contato, e como chegar

Solicitações pelos telefones (14) 3224-1414 | 3224-1769 | Celular: (14) 99623-8414