Fique por dentro das novidades
AURICULOTERAPIA - O que é? posso fazer? Dói?
Auriculoterapia / Auriculopuntura / Acupuntura na Orelha:
O que é?
A Auriculoterapia ou Auriculopuntura é uma das técnicas utilizadas dentro da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) afim de potencializar um protocolo de tratamento da saúde ou utilizada sozinha para tratar desequilíbrios relacionados ao nosso sistema físico, mental e emocional. É uma técnica de acupuntura que utiliza o pavilhão auricular para efetuar tratamento das mais diversas patologias, usando o reflexo que essa região possui sobre o Sistema Nervoso Central.
É um tratamento simples e rápido que pode ser realizado em pacientes de qualquer idade ou estado físico. O estímulo do ponto reflexo pode ser realizado com pequenas agulhas, sementes, esferas e cristais, que serão fixados com esparadrapo, de forma que mantenham esse estímulo por alguns dias.
Como funciona?
Após uma avaliação, o Acupunturista montará um protocolo de tratamento personalizado baseando-se nas queixas relatadas pelo paciente durante a avaliação. Feito isso, pontos específicos da orelha são combinados e o acupunturista utilizará um material para estimular esses pontos tratando a saúde do paciente. A cura não é imediata, mas a melhora é percebida progressivamente. Em consulta, o acupunturista passará mais informações de como proceguir o tratamento com dicas e orientações específicas para daca caso. Os materiais mais utilizados para estimular os pontos auriculares são: agulhas, sementes de mostarda, esferas de prata; ouro; cristal, styper, imã, moxa e até fitoterápicos. Todos são eficazes, porém devem ser escolhido com sabedoria junto ao paciente para que a técnica possa ser seguida até o momento necessário de reequilíbrio.
Dói?
Existem alguns pontos que podem apresentar maior sensibilidade, mas isso depende de cada organismo. Geralmente essa técnica é indolor e permite que o paciente tenha controle do estímulo efetuado sobre os pontos dependendo do material utilizado. Geralmente não dói, é seguro e pode ser aplicada até em idosos e crianças.
Existe alguma contraindicação?
Sim. Para a realização desta técnica é necessário que o paciente apresente algumas condições:
Ter a região das orelhas limpas e sem escoriações graves; se houver muitos furos, como piercings, alguns pontos podem estar comprometidos dificultando o tratamento com a auriculoterapia; Ter o mínimo de clareza mental para participar de todo o processo, já que é uma técnica de participação ativa do paciente ou responsável, algumas doenças crônicas ou gravidez devem ser relatadas antes de iniciar a técnica já que alguns pontos devem ser evitados, etc.
Quais são os benefícios da Auriculoterapia?
Alguns de seus benefícios são:
- Fácil aplicação – Ajuda melhorar o autoconhecimento – Técnica segura – Qualquer Idade pode fazer – Ajuda a tratar e prevenir doenças – Custo acessível - Tratamento complementar no caso de doenças crônicas - Auxilia na melhora de sintomas como: Dores de cabeça, Dores em geral, processos de transtornos emocionais e/ou mentais, como: depressão, ansiedade, estresse, insônia, transtornos alimentares, baixa imunidade, processos digestivos e intestinais desequilibrados e etc. Além destes efeitos curativos, é importante frisar que a Auriculoterapia possui efeitos preventivos, dando ao organismo energia para prevenir o surgimento de enfermidades.
Quais são as indicações?
A Técnica da Auriculoterapia pode ser aplicada em todos os tipos de problemas físicos e psíquicos, abrangendo uma vasta relação de tratamentos e prevenção da saúde física. mental e emocional. Tendo ação em todo o organismo, a Auriculoterapia é um método completo de terapia e pode ser utilizada sozinha ou associada a outros tratamentos, dinamizando seus efeitos benéficos.
Tratamento para Insônia – Depressão – Ansiedade – Estresse – Falta de Ânimo – Melhora da Imunidade – Problemas no Intestino – Problemas no sistema Gastrointestinal – Pressão alta – Diabetes – Problemas Cardíacos – Problemas no sistema respiratório, como por exemplo, rinite e sinusite – Problemas Renais – Dores em geral, como por exemplo, dores na coluna, dores de cabeça, dores nas articulações, dores por algum trauma, dor de dente, etc. – Dificuldade para ter foco – Problemas hormonais – Obesidade – Falta de apetite – Vícios – Problemas ginecológicos – TPM e Sintomas decorrentes da Menopausa – Acne - etc.
By: Dra. Danielly Sousa Mattos. Fisioterapeuta Acupunturista e Terapeuta Holística. Crefito: 237184 - F
Entre em contato, e como chegar
Solicitações pelos telefones (14) 3224-1414 | 3224-1769 | Celular: (14) 99623-8414