Beleza e Saúde

Cada vez mais, o belo tornou-se objeto de desejo, e a saúde uma conquista constante.
Confira as novidades

Fique por dentro das novidades

COMO REAGE A SUA PELE NESSE TEMPO LOUCO? Fica a DICA!


 

Mudança de clima afeta a pele?

Temperatura e umidade podem interferir na hidratação e na sensibilidade cutânea? 

O mesmo dermocosmético que deu certo para a minha pele pode ser usado em qualquer estação do ano?

Vamos entender as consequências que a mudança de clima traz para a sua pele. 

Alterações climáticas bruscas alteram o pH da pele, desequilibrado-a e a deixando mais sensível e suscetível a reações como vermelhidão e a acne, deixando a sua pele fraca, ou seja, com maior necessidade de proteção. 

O clima é um dos fatores que mais afeta a saúde da pele e, diferentemente de outros agentes externos - como o sol e a poluição - seus efeitos são sentidos mais rapidamente.

Assim, as variações de temperatura e umidade interferem, sobretudo, no que diz respeito à sensibilidade, hidratação e a capacidade de renovação celular.

Se você quer manter sua pele forte e saudável, é necessário tomar alguns cuidados. Mesmo mantendo uma rotina de cuidados com a sua pele (Skincare), alguns fatores ainda podem desequilibrá-la.

Segundo o conceito de Expossoma, o acúmulo de danos promovidos por agentes externos (radiação UV, poluição e clima) e internos (estresse, hormônios e alimentação), somado a fatores genéticos e à forma como cada indivíduo reage a essas agressões levam ao envelhecimento precoce da pele, ou seja, o clima também influencia no surgimento de rugas, manchas e flacidez. 

Essas mudanças de clima que estamos observando diariamente, sem estação definida, afetam diretamente a nossa pele; diferentemente de outros agentes, as alterações podem ser percebidas quase que instantaneamente.

Observe como a temperatura e a umidade do ambiente influenciam na sua pele:

No verão, o aumento de temperatura faz com que as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção do sebo, tenham uma produção mais intensa. Como consequência, os poros do rosto tendem a ficar obstruídos, tornando mais comum problemas como cravos e espinhas.

Já no inverno, quando as temperaturas e os níveis de umidade tendem a cair, a pele perde hidratação, adquirindo uma aparência cansada e ressecada. 

E como vimos anteriormente, alterações climáticas muito abruptas desequilibram o pH da pele, e em resposta, ela fica mais sensível, podendo apresentar reações como vermelhidão, sensibilidade extrema e, até mesmo, espinhas.

Como a barreira cutânea está enfraquecida, ela também se torna mais vulnerável à ação de outros agentes, como poluição, estresse, má alimentação, bactérias e fungos, concomitantemente com o relaxamento ou descuido no seu "day skin",(cuidados diários com a pele).

Para restaurar o equilíbrio da pele é indispensável o uso de dermocosméticos hidratantes, mesmo para as peles oleosas, desde os produtos de limpeza até os protetores solares.

Para isso, aposte em produtos com ativos potentes, como o ácido hialurônico. Além disso, para fortificar a pele e prepará-la para enfrentar todos os danos citados, os antioxidantes, como a água termal, a Vitamina C e E, e os antiages como o retinol, são a aposta certa, já que inibem a formação de radicais livres e auxilian na prevenção do envelhecimento precoce, assim protegem a pele do desequilíbrio!

Existem uma gama de dermocosméticos para cuidados com a pele, e você percebeu que dependendo das alterações sofridas pela sua pele, o mesmo cosmético que você vem usando há tempo, não faz sentido usá-lo em todas as estações do ano, e até mesmo dentro das variações climáticas num mesmo mês!

Fica a DICA!

By Dra.Mara Vidotto Bióloga-esteticista 

Contato Clínica Phenix

Entre em contato, e como chegar

Solicitações pelos telefones (14) 3224-1414 | 3224-1769 | Celular: (14) 99623-8414