Reiki
REIKI é uma das inúmeras alternativas, dentro das terapias holísticas,
utilizado para harmonização e dissipação de energias existentes no nosso campo vibratório.
O que isso quer dizer?
Todos seres vivos, sejam eles de qualquer reino, mineral, animal, vegetal, hominal e etc, produzem energia. No reino hominal, o qual todos humanos pertencem, diferencia-se pelo fato de termos um cérebro que nos permite fazer escolhas, criar e destruir conceitos e tantos outros processos que ainda engatinha ou não estão presentes nos outros reinos.
Isso não nos faz melhores que os outros reinos, apenas nos diferencia deles. Nesse sentido, temos uma maior complexidade em lidar com as nossas próprias criações vibratórias, pois como todos estamos ainda em evolução, costumamos cometer equívocos, sejam eles a nível físico, mental, emocional e espiritual.
O Reiki tem objetivo de alinhar esses equívocos do dia a dia. Por meio de técnicas energéticas que nos colocam em contato com a energia universal mais pura e neutra.
Ao entrarmos em contato com a energia Reiki, conseguimos uma ampliação dos nossos sentidos, limpamos energias equivocadas que ficam presas em nosso campo e com aplicações frequentes percebemos uma ampliação da nossa consciência, atingindo maior autoconhecimento e conexão com tudo que nos cerca.
Esse movimento inevitavelmente nos aproxima da nossa verdadeira essência, trazendo maior integridade, felicidade, compreensão, autoamor e tantos outros benefícios individuais que transcendem as palavras.
A consequência disso tudo é a melhora da saúde geral, aumento da paz, desenvolvimento do amor mais puro, maior assertividade nos pensamentos e ações, maior conexão positiva consigo mesmo e com tudo que nos cerca.
O Reiki é o equilíbrio, harmonia e saúde integral.
Reiki O que é?
Reiki é uma filosofia de vida canalizada a milhares de anos no oriente e redescoberta pelo monge budista Mikao Usui no século passado.
Chegou ao Brasil por volta do ano 1930 e expandiu consideravelmente por volta dos anos 1980.
Dentro desta filosofia de vida, existem vários conceitos e práticas para manter-se em plena saúde física, mental, emocional e espiritual.
Além disso, também expandir essa excelência para tudo que estiver em volta.
Uma de suas práticas mais reconhecidas é a aplicação do Reiki como terapia complementar à saúde
A aplicação da terapia Reiki consiste em canalizar essa vibração quântica específica, por meio de técnicas e símbolos, e aplica-la na fonte receptora, que pode ser desde um objeto até um ser vivo.
Quando aplicada em um ser vivo, utiliza-se dos grandes centros receptores de energia, conhecidos popularmente como Chakras, para iniciar a conexão.
Como fazer para receber o Reiki?
O Reiki antes de tudo é uma filosofia de vida.
Sua origem é milenar e alinha-se muito com a filosofia do Taoismo.
Por esse motivo, qualquer ser humano é capaz de aprender essa técnica desde que respeite seus princípios.
Para aplicar o Reiki é necessário conhecer todo o processo, por esse motivo, quem quiser receber a energia Reiki deve procurar um Reikiano. O Reikiano é uma pessoa que passou por iniciações dentro da filosofia, a qual obteve acesso a informações e conhecimentos profundos sobre as técnicas, manipulações da energia e tantos outros conceitos de extrema importância para sua realização. Todo esse processo é obtido através de cursos e práticas orientadas por um mestre no assunto.
Ao encontrar um reikiano, basta que você se abra para receber as técnicas para que elas sejam aproveitadas ao seu máximo.
Durante a sessão, o Reikiano irá pedir para que você se posicione confortavelmente e que permaneça em estado de receptividade. Poderá estar sentado(a) ou deitado(a). A sessão leva em média 40 a 90 minutos. No caso de sessões realizadas à distância, o reikiano combina um horário específico com quem irá receber e no horário combinado inicia-se a sessão. Cada reikiano tem sua maneira de aplicar as técnicas, mas todas são dentro dos princípios e conceitos da filosofia Reikiana.
Sessões à distância?
Sim. O Reiki pode ser aplicado tanto presencialmente quanto à distância.
Sua eficácia não é afetada, desde que algumas questões sejam seguidas.
No caso do Reiki à distância, o receptor, (quem irá receber o Reiki), deverá seguir algumas orientações como, por exemplo, separar um momento em que não seja interrompido, estar em um ambiente silencioso, confortável e de preferência estar só. Dentre outras orientações que serão passadas antes pelo Reikiano.
A sessão à distância poderá ser aplicada mesmo quando o receptor não puder estar em um ambiente recomendado?
Sim. A sessão poderá ser realizada, porém o receptor poderá ter dificuldade de conectar-se e concentrar-se no recebimento do Reiki. Isso pode diminuir a percepção, porém não impede que o Reiki chegue e seja recebido integralmente.
Qualquer um pode receber o Reiki? Existe contraindicação?
Sim, qualquer pessoa poderá receber, desde que queira e permita receber. Até crianças podem receber, não há limite de idade. Não há contraindicação.
O Reiki é a mesma coisa que Jorei ou Passe Espírita?
Não. O Reiki é uma filosofia de vida, porém suas técnicas são para a canalização de um dos diversos fluidos de energia universal presentes no nosso Universo.
Na sessão utilizamos técnicas que envolvem geometrias e símbolos que permitem direcionar o reiki de maneira mais personalizada e focada em uma ou mais intenção.
O Passe espírita utiliza de uma energia chamada magnetismo, que também está presente em nosso planeta, porém tem uma vibração diferente da energia Reiki. O Reiki é mais sutil.
Já o Jorei, embora também tenha sua filosofia, também se utiliza do magnetismo para atuar. Tudo é energia, porém com vibrações diferentes. Cada uma irá atuar de forma benéfica se aplicadas com seriedade e conhecimento.
Quando devo procurar receber o Reiki?
Quando sentir vontade. Quando perceber que seu interesse pelo assunto aumenta. Quando perceber que está desequilibrado(a) emocionalmente, psicologicamente, fisicamente e espiritualmente. Quando deseja manter-se em paz e harmonia. Quando acredita que existem processos internos que precisam ser resolvidos e necessita de um apoio para isso.
Reiki é uma das alternativas positivas que podem ajudar a melhorar o estresse, ansiedade, medos, falta de concentração, interesse em autoconhecimento, autocura, dores físicas e emocionais, insônia, desânimo, sensação de falta de vitalidade, equilíbrio de processos espirituais, etc.
Quantas sessões precisam ser feitas? Qual frequência?
Não há um número exato de sessões para tratamentos holísticos.
Pode variar de pessoa para pessoa e de acordo com certas particularidades, assim como, a vontade que cada um tem de se aprofundar em si mesmo.
Sabemos que, quanto mais nos aprofundamos emnós mesmos, mais processos são trazidos para a consciência.
Dessa forma, mais responsabilidades e curas trazemos para nossa realidade. Nem sempre as pessoas querem passar por processos de mudanças internas, pois acreditam que onde estão, por pior que seja, é mais fácil do que sair da zona de "desconforto".
Todo processo de cura pode trazer sombras de nossa alma para tentarmos iluminar, porém sombras das quais sempre tentamos esconder e nem imaginávamos estarem ali por não tê-las na consciência.
Pode ser assustador perceber equívocos da nossa alma, porém é libertador descobrir que podemos iluminar nossas sombras trazendo-as para a consciência e ressignificando-as positivamente.
Tudo é um processo e cada processo tem seu tempo e ele deve ser respeitado.
No caso do Reiki que limitam-se às questões emergenciais, como um trauma por queda, dores de cabeça, dores na coluna, por exemplo, o Reiki pode atuar de forma mais superficial até que a pessoa se abra para aprofundar mais em si mesma e trazer mais conteúdos para serem conscientizados.
Nesses casos mais emergenciais, podemos marcar as sessões de acordo com as necessidades e disponibilidade de tempo tanto do reikiano quanto do receptor. Marcamos de uma vez por semana até todos os dias até que haja melhora da dor.
Após esse processo, se for da vontade do receptor continuar recebendo o Reiki, poderá combinar com o Reikiano horários mais espaçados respeitando a individualidade de cada um.
O Reiki dói?
Não. A técnica em si não.
O que significa Chakras?
Chakra é uma palavra originária da antiga língua falada na região da Índia, o sânscrito. Seu significado ao pé da letra quer dizer “roda”.
Essa palavra foi utilizada para nomear os centros de captação e emanação de energias eletromagnéticas, vibrações quânticas, que todos nós, seres vivos, possuímos em nossos corpos.
Esses centros possuem um formato levemente circular, por esse motivo, ha milhares de anos quando foram descobertos, “Chakra” foi a palavra escolhida para denominar esses centros energéticos. A palavra “Chakra” é utilizada até os dias de hoje.
O que são esses “Centros Energéticos ou Chakras”?
Todos os seres vivos possuem corpos mais sutis que são alimentados por algo também sutil: a chamada Energia Vital. Isso não tem nada a ver com religião, embora muitas falem sobre isso, pois é algo real, como um braço ou uma perna, que naturalmente fazem parte do corpo.
Assim como o corpo mais denso, chamado de corpo físico, possui a circulação sanguínea e linfática, o corpo mais sutil também possui uma circulação. A circulação deste corpo mais sutil passa por todo nosso corpo físico também, já que estes são unidos. Sabemos que o coração bombeia sangue para nossas veias e artérias dentro da circulação sanguínea. Na circulação do corpo sutil, quem faz esse papel de “bomba” são os Chakras que bombeiam a energia vital por todos os nossos meridianos energéticos, banhando todo nosso corpo. Poderíamos até dizer que os Chakras são como o coração do nosso corpo mais sutil e a energia vital seria o sangue que alimenta nosso corpo sutil.
No corpo humano costuma-se falar sobre os Chakras principais, que dão um número total de sete, porém existem muitos outros.
O Reiki é aplicado nos sete Chakras principais. Estes se encontram próximos à linha da coluna vertebral até o topo da cabeça e são os principais por serem os maiores.
O que é a terapia Reiki e para que serve?
A terapia Reiki tem como principal objetivo trazer para o receptor a canalização de vibrações de energia vital mais pura para aumentar a capacidade do próprio organismo produzir o equilíbrio, a homeostase quântica.
Desta forma, restaurar a saúde como um todo e em todos os seus aspectos: físico, mental, emocional e espiritual. Consequentemente, reconexão consigo mesmo e compreensão do seu próprio ser.
Facilita a abertura da mente no sentido de percepção mais aflorada da realidade. Permite a auto cura.
O Reiki é uma das inúmeras técnicas que praticam a medicina quântica no corpo mais sutil.
Por meio da canalização desta vibração o terapeuta a aplica pelos Chakras das suas mãos para os Chakras principais do receptor.
Na cultura ocidental, costumamos tratar a doença quando esta já se encontra concretizada no corpo físico.
Utilizamos medicamentos alopáticos para sanar os sintomas indesejados.
Dentro da filosofia Reiki, o intuito é tratar a saúde e não somente a doença.
É tratar a causa estudando entre outros o sintoma. Tratar apenas o sintoma faz com que a doença seja recorrente ou jamais se vá por completo. Tratar a causa é curar-se de verdade. Porém, esse caminho exige muita honestidade consigo mesmo, paciência, autoconhecimento, respeito, disciplina e muitas vezes encarar nossas sombras. O caminho da verdadeira cura pode parecer longo demais para aqueles que não querem curar-se de verdade. O Reiki é apenas um dos caminhos para iniciar a auto cura.
Em doenças crônicas, como o caso de artrite reumatoide, dores na coluna, enxaquecas, depressão, e etc, muitas vezes, é necessário o acompanhamento da medicina alopática e consumo de medicamentos em conjunto ao tratamento com a terapia Reiki.
Isso ocorre pelo motivo de já envolver processos orgânicos, metabólicos e desordens fisiológicas envolvendo muito o corpo físico. Não podemos ir aos extremos, pois a chave é o equilíbrio.
O que podemos tratar com a terapia Reiki?
Podemos tratar vários desequilíbrios com a terapia Reiki.
Alguns exemplos são:
*Dores em geral; coluna, cabeça, joelhos, pés, etc.
*Desequilíbrios emocionais: ansiedade, depressão, estresse, pânico, medos, traumas, insensibilidade, irritabilidade, etc.
*Desequilíbrios mentais; melhorar foco e concentração, autoimagem, etc.
*Insônia e muito mais.
A terapia Reiki dói?
Não.
Tem alguma contraindicação?
O Reiki é para todos, mas nem todos podem estar prontos para o Reiki.
Por esse motivo é interessante conversar com um terapeuta reikiano antes para saber se poderá receber a terapia reiki.
Quanto tempo leva uma sessão?
O tempo pode variar de 40 minutos à 1h30.
O que preciso saber antes de receber a terapia Reiki?
Em primeiro lugar é necessário querer receber o Reiki. Por que digo isto? Para que o efeito da terapia Reiki seja pleno, precisa se permitir estar aberto para receber. Se for sua primeira sessão, aproveite para tirar todas as suas dúvidas com o terapeuta antes de iniciar.
Cada terapeuta Reikiano possui uma forma diferente de trabalhar, desde o ambiente, as vestes ou hábitos e materiais utilizados durante a sessão. Alguns terapeutas utilizam materiais complementares na sessão como pedras, cristais, pêndulos e etc. Costumeiramente é interessante comparecer à sessão com roupas confortáveis, de preferencia de cores claras e leves.
Normalmente ficará deitado(a) durante todo o tempo da aplicação, por esse motivo, roupas leves sem muitos detalhes ou decotes são mais confortáveis nessa posição. O tempo todo ficará com suas roupas, é possível que precise retirar materiais metálicos, como brincos, relógio, cinto e etc, antes da aplicação. O celular precisará estar desligado ou no modo avião para não atrapalhar a sessão.
No dia anterior da sessão e no mesmo dia, evite ingestão de bebidas alcoólicas, carnes pesadas, uso de drogas, brigas e discussões. É importante que seu corpo físico, sua mente e seu campo emocional estejam mais próximos da neutralidade para que não tenha efeitos colaterais desnecessários durante e/ou após a sessão.
Com qual frequência devo receber a terapia Reiki?
A frequência dependerá de cada caso. Podendo variar de todos os dias, uma a duas vezes por semana, a cada quinze dias.
Crianças e Idosos podem receber Reiki?
Claro. Todos podem receber. O que pode mudar será a forma como será feita a aplicação.
No caso de crianças, a sessão poderá ser mais rápida ou até mais demorada. Muitas vezes no primeiro dia, dependendo da idade da criança, será apenas para ela explorar o local, sentir-se confortável ao local e à presença do terapeuta para só então estar mais aberta para receber o reiki.
No caso de idosos poderá ser necessária a presença de alguém próximo para auxiliar na primeira sessão e em casos de dificuldades que limitem a independência do mesmo.
Animais podem receber Reiki?
Com toda certeza. Todos os seres vivos podem receber Reiki, ou seja, animais, plantas, a água e alimentos que ingerimos; já que todos os seres vivos possuem corpos sutis que se alimentam e beneficiam-se da energia vital.
Existe aplicação de Reiki à distância?
Sim. Optamos por esse tipo de aplicação em casos específicos que impeçam o receptor de estar presente fisicamente, como por exemplo, em caso de pessoas que moram em outras cidades, hospitalizados, pessoas acamadas, deficientes mentais, doenças impeditivas e etc.
O Reiki à distância funciona?
Sim. Porém em alguns casos levam mais tempo para surtir efeito, pois também dependerá da outra parte fazer seu papel para recebê-lo de forma plena. Como algumas vezes falta disciplina da outra parte ou exista dificuldade para tê-la, é possível que o Reiki também chegue de forma limitada para o receptor, diminuindo assim seu potencial de ação.
Eu posso fazer a terapia Reiki mesmo não estando doente?
Sim com toda certeza. O Reiki, como já mencionado antes, trata a saúde não somente a doença. Receber Reiki é fazer a manutenção ou fortalecer a saúde como um todo. Abre a possibilidade de prevenir desequilíbrios e manter-se mais tempo com saúde plena.
Como funciona a sessão na Clínica Phenix?
O atendimento é realizado com hora marcada. Para agendamentos é preciso entrar em contato com a clínica e assim ter acesso aos horários disponíveis e escolher o que melhor lhe cabe. Contato (14)3224-1414 ou pelo whatsapp (14)99623-8414.
Como são as sessões?
Na primeira sessão, costumamos explicar alguns processos e também esclarecer dúvidas a respeito do Reiki.
Fazemos algumas perguntas e dependendo dos achados, traçamos uma linha de atuação e iniciamos a sessão em si.
Nas próximas sessões conversamos sobre alguns processos que podem já ter iniciado e também esclarecemos possíveis dúvidas antes de iniciarmos a sessão em si.
Essa conversa, antes da terapia Reiki, é de grande importância para que uma conexão seja iniciada.
Após o término da sessão podemos ainda fazer comentários sobre os acontecimentos percebidos ali na hora e até algumas ressalvas.
O tempo de sessão pode variar de 40 a 90 minutos.
As roupas devem ser confortáveis e preferencialmente claras.
Pedimos que o celular e outros eletrônicos sejam silenciados ou desligados durante a sessão.
Evitar vir com muitas joias e apetrechos, pois pedimos que os retirem durante a sessão.
A pessoa deve estar confortável e relaxada.
A sessão é realizada com a pessoa deitada em uma maca. Não há necessidade de despir-se para receber o Reiki.
Utilizamos pedras e cristais para potencializar a atuação energética durante a sessão.
Para mais esclarecimentos entre em contato conosco pelos telefones já mencionados aci
Dany Mattos
Fisioterapeuta, Acupunturista, Reikiana e Terapeuta Holística
• Veja outras novidades