Novidades

ESTÉTICA O QUE É? Qual a relação com a beleza?

 ESTÉTICA O QUE É?                                                                                          

Pense e responda...

 Falamos em estética e logo lembramos algo ligado a beleza ou tratamento de beleza

 De origem grega aisthésis, a palavra estética significa sensibilidade, percepção pelos sentidos, está ligada a área da Filosofia que trata os padrões e parâmetros de beleza e da arte, como estes agem na vida do ser humano, como afeta os sentidos ou aquilo que a gente pode perceber e não necessariamente aquilo que é belo ou necessariamente aquilo que é arte.

Nos dias de hoje, a estética passou a ser entendida, como uma forma de conhecer pela sensibilidade, pelos sentidos.

As imagens, as pessoas, os padrões de roupas e costumes, as ideias de tudo isso que acompanhamos no nosso cotidiano e nos envolve, de certa maneira, mexendo com o nosso sensorial, nos leva a uma experiência estética. Só que muitas vezes estamos abertos para tudo isso e outras vezes não. Daí a estética ajuda a compreendermos melhor toda esta experiência sensorial entendendo que não necessariamente a estética tem a ver com a arte e não necessariamente tem a ver com beleza em si, mas na compreensão e reflexão daquilo que pode ser experenciado através dos cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato).

Quando a estética é discutida no contexto da arte, ela traz a percepção das formas, das esculturas, criação de obras de arte, das cores, do movimento, da visualização dentro da história da arte, e o que suas relações sociais, éticas e políticas ao longo do tempo transformam as ideias das pessoas. Então o que é o belo ou realmente o que é bonito?

Se adentrarmos na filosofia clássica de Platão e Aristóteles, lá para trás, desde o início dos tempos, a ideia de beleza estava ligada ao que nos conduz ao suprassensível, à produção, à utilidade; ao mundo das ideias, da essência e do belo em si; a beleza era entendida pelos gregos em sua objetividade, enquanto Aristóteles acreditava que a beleza estava ligada a criação, a mimese, o bom e o belo nem sempre tem relação direta, esses conceitos se arrastaram durante toda a idade média e estendendo-se em sua relação com a religião e as manifestações divinas. E desta forma, para que a beleza fosse utilizada como instrumento de fé, a beleza em si mesmo, passou a ser relacionada ao pecado! Vários outros filósofos surgiram descrevendo os conceitos do belo e da beleza.

Com o fim da idade média, passando pelo renascimento, já busca-se separar da visão religiosa o conceito de beleza.

Interessante perceber que a ideia de beleza e de sua objetividade passou estar ligado com aquilo que se aproximasse da reprodução mais fiel da realidade, proporções, formas e harmonia das representações da natureza.

Essas características tornam-se expressões matematicamente presente nas obras de arte, pinturas, esculturas, danças, música, teatro, poesia, fotografia, cinema, design, escultura, arquitetura, etc.

Por fim, a estética nos dias de hoje, desde a sua relação do belo entre os gregos, sua definição como reprodução da beleza pela arte e conhecimento (Baumgarten) até os dias de hoje, vem se transformando e buscando compreender os principais fatores que levam os indivíduos a possuírem um “pensamento estético”.

Na minha opinião, seguindo os padrões estéticos sentidos ou percebidos pelos cinco sentidos, desde muito tempo, a humanidade vem aceitando padrões de beleza mais próximos do que é real ou mais natural, ou seja, o equilíbrio estético sentido por nossas percepções sensoriais, ainda ditam as regras em cada sociedade própria, territorial, mesmo num contexto de globalização!  

Assim, impomos os conceitos de feio ou ridículo, a aquilo que foge do natural ou real, pois o que sentimos diante dessas imagens "bizarras" é a desarmonização dos nossos sentidos, a quebra do equilíbrio, a desconstrução da imagem do ideal perfeito.....e será que dessa forma estamos evoluindo? ou será que estamos nos impondo um mundo cheio de preconceitos e regras?

Não tenho respostas pra tantas perguntas que faço pra mim mesma! Mas, acredito que a humanidade, de uma forma geral, ainda engatinha no quesito conceito do que é belo!

By Mara Vidotto

respondam nos comentários do feed do face ou instagran ou no nosso whatsaap

14 99623 8414

Não se assustem mas isso existe! cada um que se ache belo do seu jeito!!!!

                    

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

        

       

     

            

         

               

        

•  Veja outras novidades
Rua Bartolomeu de Gusmão 2-27
Jd. América - CEP 17017-336 – Bauru/SP
Fone: (14) 3224-1414  /  3224-1769   -   Celular: (14) 99623-8414
E-mail: [email protected]