DICAS - Região dos olhos
Sol - Proteja-se da radiação solar. Aplique bloqueador de amplo espectro na face, colo e pescoço pelo menos 3x ao dia. O FPS vai proteger a sua pele contra os raios UVB, evitando a vermelhidão, o efeito de "queimar " a sua pele, que pode causar câncer de pele, principalmente no intervalo das 10 horas da manhã às 16 horas da tarde. Verifique o PPD do seu protetor solar, pois é esse fator que irá proteger a sua pele da ação danosa dos raios UVA, contra o envelhecimento e câncer também.
Filtros - Se a desculpa é que eles deixam a pele oleosa, já existe no mercado protetores com filtros a base de ativos oil free em soluções não oleosas, em forma de mousse, gel e toque seco...Use e abuse desta modernidade ! Ah e também podemos contar com filtros em pó com duração de 12 horas, perfeito para homens e mulheres modernos, a tecnologia avançada dos dermocosméticos permitem atualmente, contar com proteção até 18 horas de duração. Procure no mercado essa opção também.
Sono - Durma pelo menos 7 horas e na mais absoluta escuridão para manter os níveis de melatonina (substância regeneradora). Atualmente existem dermocosméticos enriquecidos com princípios ativos que trazem a ação da melatonina para a sua pele. Isso mesmo, o resultado é uma pele descansada, desestressada, e rejuvenescida!
Cremes para a área dos olhos - Região delicada e diferenciada que exige cremes específicos: hidratação, clareamento das olheiras, diminuição das rugas e redução das bolsas. Consulte na clinica Phenix a dermatologista responsável Dra. Nilma do Carmo Vidotto de Sousa e a cirurgiã Plástica Dra. Telma Vidotto de Sousa Brosco para a orientação clínica específica para cada tipo de pele e idade, para manipulação do seu produto adequado. e consulte também a bióloga esteticista Dra.Mara Nelma vidotto para orientação do seu skin care diário.
Fumo - Fuja! O cigarro enfraquece os fibroblastos estimulando as rugas (células mãe do colágeno), aumenta a lipogênese ( ormação de gordura ao redor dos olhos) estimulando as bolsas e oxida as células escurecendo a região (olheiras de origem pigmentar).
Maquiagem - Nunca durma de maquiagem! Use um demaquilante específico que desobstrua os poros e óstios da sua pele e promova a respiração celular. Pele limpa e bem higienizada demostra uma aparência saudável e bonita.
Drenagem - A drenagem linfática é um santo remédio. Reduz bolsas e inchaços e auxilia no clareamento da pele facial. A Dra. Danielly Sousa Mattos é especialista em Pontos de tensão facial (Terapia para Pontos de Tensão Facial - PTF) e poderá lhe ajudar com um protocolo adequado.
Alimentação - O azeite de oliva extra virgem, o tomate e a linhaça e muita água fazem boas opções; Já o excesso de café, coca-cola, sal e gorduras trans comprometem negativamente a região dos olhos e da pele como um todo.
Aparelhos - Certos equipamentos utilizados na área da estética fazem maravilhas no contorno facial. Microcorrentes, por exemplo, alem de ser regeneradora, por ser subsensorial e atérmica pode ser utilizada com tranqüilidade para melhorar linhas finas de expressão. O relaxamento de pontos de tensão facial e acupuntura (área holística), complementam o tratamento. Já na área médica a alternativa é o Laser Harmony para reduzir rugas e olheiras, promovendo estimulo do colágeno e clareamento da pele. E alguns casos, é necessária uma avaliação médica para submeter-se a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras).
Doenças - Riniti, sinusite e enxaqueca costumam deixar a região dos olhos escura e dos sinos da face edemaciados. A Drenagem Linfática Facial melhora muito (mas deve-se observar as contra indicações), as Máscaras clareadoras e hidratantes auxiliam para melhorar o equilibrio do contorno facial.
Xantelasma - São bolsinhas abaixo da superfície da pele, principalmente abaixo dos olhos, formando pequenos depósitos de gordura e colesterol, é relativamente comum e ocorre na fase adulta. Não é contagioso e pode ser retirado cirurgicamente.
Siringomas - São pápulas cor da pele, em geral múltiplas, mais ou menos de 2 a 5 centímetros, abaixo dos olhos e ocorre mais frequentemente em mulheres. Devido a produção excessiva das glândulas sudoríparas écrinas, forma-se bolinhas elevadas e levemente endurecidas. Pode ser eliminadas em consultório mesmo, por excisão cirúrgica ou por eletrocoagulação, as vezes por combinação de técnicas médicas.
Hidrocistomas - São tumores benignos relativamente frequentes nas pálpebras, principalmente, na pálpebra inferior, com maior prevalência no sexo feminino e a partir da quarta década de vida. O diagnóstico é clínico e, em casos de lesão única, a conduta cirúrgica é o tratamento de escolha.
Xantelasma
Siringoma
Hidrocistoma
• Veja outras novidades