Novidades

DICAS - COMO COMBATER A FOLICULITE?

Foliculite pós-barba e pós depilação                          

               

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Por que isso acontece?        *Como evitar?        *Tem como tratar?

Os episódios de foliculite pós-barba são conhecidos clinicamente como pseudofoliculite e, apesar de frequentes e normais, é possível preveni-los. 

O quadro se manifesta com o surgimento de bolinhas vermelhas e bolinhas com pus ao redor do pelo. Na maioria das vezes, não há infecção bacteriana e, por isso, o problema leva o nome de pseudofoliculite - que se caracteriza por inflamação do folículo piloso causado por encravamento ou trauma.

*Por que isso acontece?

O que ocorre são pelos raspados que crescem e não conseguem atravessar a pele, ou então crescem e "curvam-se" para dentro do folículo.

Já quando ocorre infecção bacteriana, o diagnóstico é de foliculite

Dentre os homens, os morenos e negros têm maior propensão ao quadro porque os pelos da barba são mais encaracolados e se curvam com mais facilidade. 

Porém, as mulheres também podem apresentar a pseudofoliculite, após depilação em regiões como virilha e axilas, em que a pilificação é composta por pelos grossos e mais escuros. 

*Então como evitar a pseudofoliculite?

Cuidados e dicas para a prevenção da pseudofoliculite:

* Quando os pelos são muito grossos, é indicado um produto pré-barba ou hidratante para amaciá-los; 
* Não se barbeie com pressa, sem produtos que auxiliam ou só com água. O ideal é usar espuma ou gel previamente. Opte por produtos com pH neutro e não muito agressivos, que possuam ação hidratante e calmante; 
* Passe a lâmina no sentido do crescimento do pelo, o menor número possível de vezes - é importante que o aparelho esteja em boas condições e não se esqueça de trocá-lo com frequência; 
* Use produtos específicos pós-barba para reduzir a irritação e evite os que contenham álcool. 

*Mas se a pseudofoliculite já está instalada, o que fazer?

O tratamento pode ser feito com ativos queratolíticos, que fazem uma esfoliação química leve e ajudam a afinar a camada superficial da pele. Além disso, podem ser usados cremes ou pomadas com atividade anti-inflamatória e antibiótica. Em casos mais graves, se faz necessário o uso de medicações via oral ou até mesmo a drenagem cirúrgica das lesões. 

Mara Nelma Vidotto

Bióloga-esteticista

 

 

 

•  Veja outras novidades
Rua Bartolomeu de Gusmão 2-27
Jd. América - CEP 17017-336 – Bauru/SP
Fone: (14) 3224-1414  /  3224-1769   -   Celular: (14) 99623-8414
E-mail: [email protected]