LUMINE O3
MELASMA
Vamos entender um pouco sobre estas manchas indesejáveis na pele?
Melasma são manchas na pele, em homens e mulheres, que se consegue tratar e controlar, mas não existe ainda uma cura.
Embora a melanina ajude a proteção da nossa pele externamente, em produção exacerbada, acaba por formar as manchas indesejáveis, diminuindo a autoestima e inclusive a produtividade de quem sofre desse desiquilíbrio.
Tem um componente fortemente genético e também alterações hormonais, *estresse, radiação ultra violeta em excesso (horários não recomendados), *gravidez, ação dos radicais livres, tudo isso contribuem para o seu surgimento.
*Gravidez – O estrogênio, hormônio feminino, atua sobre a produção da melanina, que é o pigmento da pele, aumentando a sua produção pelos melanócitos, ou células que produzem a melanina; essa em excesso, juntamente com a predisposição genética, são fatores que contribuem para a formação do melasma durante a gravidez.
*Estresse - Leva a produção de radicais livres que incidem no aumento da melanina pelos melanócitos da pele.
DICAS
ACALMAR A PELE
A água dermatológica (rica em minerais e ativos de efeito antioxidante e efeito clareador, trabalha também na microbiota, oleosidade e nas manchas) ou água termal (rica em minerais que ajudam no equilíbrio do manto hidrolipídico da pele) ajudam a resfriar a pele e acalmá-la.
Você encontra uma das soluções para acalmar o seu melasma, na rotina de seu skin care, acrescentando esses dermocosméticos; utilizando-os sempre com a pele limpa e higienizada, junto ao seu tônico rotineiro ou em sua substituição, em seguida use o protetor solar de amplo espectro e se possível com uma base leve translúcida ou não. No seu skin care você deve acrescentar dermocosméticos despigmentantes e bloqueadores das cadeias da formação da melanina, além da associação dos innutri orientados para complementar a deficiência metabólica e funcional do organismo como um todo.
FATORES DE RISCO
Já aconteceu de você tratar o melasma e a pele ficar clarinha e de repente “boom” vem o efeito rebote?
Uso de ácidos sensibilizantes, lasers, hidroquinona, microagulhamento inadequado, peelings agressivos, podem provocar o temido efeito rebote.
Tons de pele mais escuro – afrodescendentes, indianos, asiáticos, por exemplo, são os mais acometidos pelo melasma.
Alimentação inadequada, pobre em antioxidantes e rica em alimentos inflamatórios.
Além disso, dentre os fatores de risco para o desenvolvimento do melasma, pode-se citar a predisposição genética, e ser mulher já é um fato, isso mesmo; 90% do total dos casos de melasma conhecidos são em mulheres, devido a fatores hormonais e gestação, por exemplo.
TRATAMENTOS E CUIDADOS
Peelings químicos, com protocolos estéticos e ativos específicos, associações ao laser médico, na mão de profissionais capacitados, home care bem orientado com uso de protetores solar, antioxidantes, clareadores e hidratantes, podem ter excelentes resultados clínicos.
Organismo inflamado, pode desenvolver uma pele inflamada e hiper pigmentada, evite excesso de alimentos açucarados e ricos em carboidratos refinados, glúten e lactose e que contém aditivos e conservantes.
Tomar Innutri ômega 3, que é um dos mais potentes anti-inflamatórios naturais que todo mundo precisa, auxilia no controle inflamatório do organismo, bem como, alimentos ricos em antioxidantes, vitamina C, B, E; hoje em dia encontramos no mercado, excelentes Innutri, com fórmulas tecnológicas e selo de qualidade, respeito a sustentabilidade e pureza na formulação alcançando porcentagens altas de ômega por cápsula.
Outro innutri que podemos citar é o CollagenPro associado ao silício, rico em ácido hialurônico combinados com peptídeos de colágeno hidrolisado biodisponível e uma seleção de vitaminas fundamentais para a nutrição da pele, cabelos e unhas e o organismo como um todo.
Hidratar-se bem, a água facilita as reações químicas do seu organismo mantendo a homeostase.
Exercícios físicos ajudam a controlar o estresse, aumenta no seu organismo a serotonina (hormônio do bem-estar) e consequentemente diminuem a formação de radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento e disfunções da pele.
Cada tipo de melasma, exige cuidados específicos, ou seja, deve ser feito uma avaliação dermatológica para identificar o melasma epidérmico, dérmico ou misto, e isto está relacionado à profundidade de sua mancha, consequentemente tratamentos específicos para cada caso.
Escoriações na pele, como por exemplo, “cutucar” inadequadamente espinhas e casquinhas formadas por elas, esfregar a pele atritando-a ou provocando calor, laser mais ablativos ou peelings com concentrações muito fortes, microdermoabrasões mais fortes, podem provocar traumas e consequentemente estimular a formação de hiperpigmentação pós inflamatória, ou seja, efeito rebote. Mas não se assuste! Isso acontecendo existem sempre soluções. Procure seu dermatologista e exponha o ocorrido.
Lembre-se que com a indicação de um bom protetor solar, (que contenha um filtro solar de amplo espectro, ou seja, proteção contra UVA e UVB, além da luz visível e ação térmica e digital), e a orientação no seu day care, seu melasma irá ser controlado e a sua autoestima estará nas nuvens!
LANÇAMENTO
CONTROLE O SEU MELASMA OU MANCHAS INDESEJÁVEIS COM O TRATAMENTO ESTÉTICO FACIAL LÚMINE 03.
Saiba mais aqui 14996238414
• Veja outras novidades