Botox - procedimento médico através da Toxina Botulínica
DESCRIÇÃO E COMPOSIÇÃO
A toxina botulínica do tipo A é obtida de uma bactéria anaeróbica o Clostridium botulinum, e é a mais usada em estética, cujos resultados são mais potentes e duradouros.
Apesar de ser extraída de uma bactéria, não é um agente infectante, portanto não há riscos de se contrair infecção após aplicação.
As preparações mais utilizadas no Brasil e no mundo são BOTOX® (produzido nos EUA pelo laboratório Allergan) e DYSPORT® (produzido por Speywood Biopharm Ltd. no Reino Unido).
MODO DE AÇÃO
Age nos terminais das placas neuromusculares, inibindo a condução de impulsos nervosos através das mesmas, dificultando, portanto a contração muscular da área inervada.
Sabe-se que a hiperatividade dos músculos de expressão facial resulta no desenvolvimento de linhas de rugas na região da testa, glabela, que é a região entre os olhos, e área periocular.
A toxina injetada na área com rugas paralisa temporariamente os músculos subjacentes responsáveis pelo enrugamento da pele, dando à face aspecto mais relaxados e aparência agradável.
As linhas de expressão tornam-se mais suaves ou mesmo desaparecem durante o tratamento.
INDICAÇÕES ESTÉTICAS
O melhor resultado da toxina se dá nos casos de rugas dinâmicas do terço superior da face que são aquelas formadas e acentuadas com atos de expressão corriqueira tais como franzir as sobrancelhas, enrugar a testa, sorrir e outros.
Rugas mais marcadas no repouso, na área dos olhos podem precisar de preenchimentos. Regiões mais freqüentemente tratadas:
PREPARAO PRÉ-APLICAÇÃO
É aconselhável que o paciente venha com o local a ser tratado limpo e sem maquiagem. A aplicação normalmente não é dolorosa, mas é passado no local anestésico tópico antes do procedimento.
CUIDADOS PÓS-APLICAÇÃO
Evitar ginástica, maquiagem ou cremes por 24 horas.
Se houver hematoma, poderá ser utilizado hirudoid® 3 a 4x/dia no local.
RESULTADOS ESPERADOS E DURAÇÃO DO TRATAMENTO
Os resultados começam nas primeiras 48 a 72 horas, podendo levar de 5 a 15 dias para estabelecer-se completamente. Após esse período se nota dificuldade na tentativa de contração dos músculos tratados e com isso atenuação ou desaparecimento das linhas de expressão. Os efeitos podem durar de 3 a 6 meses, período após o qual uma nova aplicação é aconselhável.
FALHA NOS RESULTADOS
Embora incomum, a falha na obtenção de resultados tem sido descrita e é atribuído à produção por parte do organismo de anticorpos contra a toxina botulínica, o que em última instância levaria a uma anulação dos seus efeitos.
EFEITOS COLATERAIS POSSÍVEIS
Habitualmente a toxina botulínica é um agente seguro. O seu uso em estética para tratamento de rugas tem tido poucas complicações e mesmo quando ocorrem são normalmente transitórias. Pode haver no local da aplicação hematomas (pequenas manchas roxas)
O efeito colateral mais significante é a ptose palpebral (dificuldade na elevação da pálpebra superior). Quando a ptose ocorre, normalmente é reversível e dura aproximadamente 2 semanas, tempo durante o qual pode ser usado colírio específico para minimizar o problema.
CONTRA INDICAÇÕES
• Veja outras novidades