Filamento sebáceo e cravo (comedão)
Primeiro vamos entender isso aqui:
ÓSTIO é a abertura do folículo pilo-sebáceo.
É o orifício por onde sai o pelo e desemboca as glândulas sebáceas.
São visíveis a olho nu e apresentam-se dilatados na pele oleosa.
PORO corresponde ao orifício do canal das glândulas sudoríparas e não são visíveis a olho nu.
No cotidiano, se fala erroneamente "poros dilatados", mas na verdade, são óstios dilatados e são características das peles mistas e oleosas;
pois são causados pelo acúmulo de óleo e células mortas ao redor destas aberturas da pele, fazendo-os aumentarem de tamanho.
O problema é mais comum nas áreas que produzem mais sebo, como a chamada zona T, que abrange a testa, nariz e queixo.
Alguns ativos como os alfa-hidroxiácidos (ácido glicólico, por exemplo), niacinamida, ácido salicílico, retinóides (como, acido retinóico, adapaleno, retinol, isotretinoína, etc.), podem ajudar a melhorar o aspecto da oleosidade e diminuição da queratina acumulada, além de deixar uma pele mais lisa, sem manchas e com viço. (Mas, cuidado: muitas vezes, esses ativos ou suas concentrações, não combinam com o estado da sua pele e podem deixá-la irritada ou com resultado indesejável.)
Sempre use esses produtos sob orientação da sua Dermatologista ou esteticista especializada.
Os filamentos sebáceos (também conhecidos como tampões sebáceos) são também compostos por sebo (triglicerídios, colesterol, esqualeno, ácidos graxos, etc.) e células da pele, mas são geralmente de cor acinzentada clara, não pretos e não bloqueiam os óstios como um ponto negro, no caso dos "cravos".
Repartem óleos pela superfície da pele, ajudando a sua pele a permanecer macia e hidratada.
Perceba que o sebo, produzido naturalmente pelo corpo, é essencial para manter a lubrificação da pele, proteger contra o ressecamento e fortalecer a barreira cutânea; por isso há necessidade do equilíbrio entre o óleo produzido na sua pele e a hidratação da mesma, - manto hidrolipídico - o que se consegue através de seu skincare e limpezas de pele programadas.
Mantenha a pele hidratada (água), evitando o seu ressecamento com uso de hidratantes adequados e mantenha o equilíbrio da oleosidade para evitar a pele seca (sem óleo) ou oleosa de mais.
Diversos fatores interferem no equilíbrio de sua pele, mas manter a integridade da barreira cutânea é um ponto essencial para uma pele saudável.
Os pontos negros ou comedões, podem ser extraídos, pois obstruem essas aberturas, deixando a pele com aspecto indesejável, com cheiro realmente de gordura (sebo), não viçosa, áspera ao tato e oleosa.
O peeling de diamante profissional, ajuda a eliminar esse excesso de queratina, (que tamponam os óstios), e os cravinhos (comedões) superficiais, melhorando o aspecto como um todo, clareando a pele e facilitando a extração durante a LIMPEZA DE PELE.
A Limpeza de pele deve ser feita de acordo com a orientação da esteticista, pois algumas peles acumulam muita oleosidade, comedões e queratina em intervalos pequenos, já outras este intervalo se estende mais.
O skin care em casa é necessário para qualquer tipo de pele, e o intervalo da limpeza profunda com a sua esteticista será orientado por ela.
Afinal, cravos podem ser aracnídeos?
Não na verdade não, mas entenda isso aqui ó
Essa coisa do aracnídeo não é um mito, tem mais ou menos uma confusão aí, esse é o fundo da verdade: O que acontece é que algumas bactérias, como a Propionobacterium acne, e o ácaro Demodex folliculorum, se aproveitam do entupimento dos poros, por excesso de gordura e queratina, para fazerem dali um ambiente ideal para procriar e parasitar. (que nojo, né?)
Pele oleosa pode ser desidratada?
Sim! Oleosidade é diferente de hidratação: óleo tem a ver com condições de oleosidade secretada pelas glândulas sebáceas da sua pele que sai para a superfície através dos seus óstios e hidratação tem a ver com condições de água na camada superficial da pele onde o estrato córneo é responsável por manter a hidratação em todos os níveis de camadas da epiderme, formando uma barreira de proteção natural, contra a perda de água cutãnea, que chamamos de barreira cutânea ou manto hidrolipídico. E, veja que legal, essa água e esse óleo se juntam e formam essa barreira.
Por isso, tem que haver equilíbrio entre o óleo secretado e a água acumulada de dentro pra fora (tomar água) e de fora pra dentro (através de dermocosméticos específicos).
Aí, você que tem acne começa a esfoliar bastante a pele, ou mesmo usar produtos abrasivos e inadequados, acaba desequilibrando essa barreira de proteção e piora tudo, ou você que está com a pele desidratada, ainda mais no tempo seco, sente um ressecamento, meio que repuxando, mas tem a pele oleosa e "taca" creme, moral da história, o óleo do creme vai piorar a sua pele, deixando-a mais oleosa ainda! sendo que o certo seria apenas hidratá-la.
O que é Skin Care?
É o seu cuidado diário com a sua pele do rosto, pescoço e colo, com ativos dermocosméticos orientados. Na sequência limpar, tonificar e hidratar de dia. E não esqueça depois de tudo isso usar o protetor de amplo espectro e a noite repete tudo isso e no lugar do hidratante use um nutritivo compatível com a sua pele do momento. As vezes, a noite, dependendo se você vai ficar muito exposto a luz de celular ou computador, pode usar protetor também.
By Dra.Mara Nelma Vidotto
• Veja outras novidades